Sabe-se que a temperatura é considerada um dos elementos do clima ao lado da pressão atmosférica, radiação solar e umidade. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a temperatura não é somente consequência da radiação solar, mas sim de uma série de fatores climáticos.

Há muito tempo descobriu-se que o relevo é um dos fatores atenuantes da temperatura. É consenso entre cientistas do clima que a temperatura diminui em média 0,6° C a cada 100 metros. Porém, por que a temperatura diminui ao invés de aumentar, se as cidades que estão em altitudes maiores estão mais próximas do sol? E por conseguinte, não deveriam ter uma temperatura mais elevada?

Vejamos.

Podemos tratar desta situação a partir de dois fatores, são eles:

– Distância em relação a superfície da terra próxima ao mar

– Pressão atmosférica

A terra próximo ao nível do mar possui uma capacidade maior de se aquecer. Sendo o ar um mau condutor de calor, logo este não irá alcançar com tanta intensidade áreas mais altas.

O segundo item se refere a pressão atmosférica. A temperatura do ar diminui com a diminuição da pressão, logo como a pressão diminui em altas altitudes, a temperatura ambiente também irá diminuir.

Como exemplo, vamos comparar as altitudes e as temperaturas médias entre as cidades de Bogotá – Colômbia e Boa Vista – Roraima.

Bogotá – Altitude média: 2640 m. Temperatura média: 7° a 19° C.

Boa vista – Altitude média: 90 m. Temperatura média: 24° a 34° C.

Embora ambas as cidades se localizem em latitudes semelhantes, estas possuem uma diferença enorme com relação a sua temperatura média, ocasionada principalmente por causa da altitude. Um dos principais causadores da diminuição da temperatura em altas latitudes será a pressão atmosférica. Por outra lado, a quantidade de radiação solar recebida em um determinado local é também afetada pela duração do dia, e isso tem relação com a variação da temperatura ao longo do dia.

Quais são os fatores do clima?

Os fatores climáticos são considerados elementos que contribuem diretamente nas condições climáticas de um determinado lugar. Os principais fatores climáticos estão intimamente relacionados com altitude, latitude, massas de ar, maritimidade, correntes marítimas, relevo e vegetação. Lembre-se, existem os fatores do clima e os elementos do clima.

Escolha a opção mais adequada para citar este texto.

Blog da Geografia (27 de julho de 2021) A relação temperatura e altitude. Retrieved from https://blogdageografia.com/a-relacao-temperatura-e-altitude/.
"A relação temperatura e altitude." Blog da Geografia - 27 de julho de 2021, https://blogdageografia.com/a-relacao-temperatura-e-altitude/
Blog da Geografia 4 de fevereiro de 2019 A relação temperatura e altitude., viewed 27 de julho de 2021,<https://blogdageografia.com/a-relacao-temperatura-e-altitude/>
Blog da Geografia - A relação temperatura e altitude. [Internet]. [Accessed 27 de julho de 2021]. Available from: https://blogdageografia.com/a-relacao-temperatura-e-altitude/
"A relação temperatura e altitude." Blog da Geografia - Accessed 27 de julho de 2021. https://blogdageografia.com/a-relacao-temperatura-e-altitude/
"A relação temperatura e altitude." Blog da Geografia [Online]. Available: https://blogdageografia.com/a-relacao-temperatura-e-altitude/. [Accessed: 27 de julho de 2021]