Há milhares de sites que fornecem imagens de satélites gratuitas. Infelizmente a grande maioria destes sites estão em inglês ou as empresas que fornecem estas imagens cobram por elas. Por isso, se você não domina a língua inglesa, é melhor ir se adaptando pois irá precisar tanto para saber como acessar as imagens quanto para compreender os conceitos básicos sobre o processamento em softwares específicos.

O entendimento de como são adquiridas as imagens de satélites, de como os objetos se comportam em imagens e neste caso o entendimento do processo de aquisição das imagens se torna imprescindível para todo o profissional que queira se destacar na área de geoprocessamento.

Nestes sites você poderá ter acesso a imagens atuais e alta resolução, sem custo algum. Se você quiser dados de satélite gratuitos, não há melhor maneira de fazer isso seguindo nossas dicas. Dê uma olhada na lista abaixo e aproveite. Não temos a menor dúvida que um dos sites abaixo irá resolver o seu problema.

1 – USGS Earth Explore – Imagens do satélite Landsat

Não importa se você mora em algum país da América do Norte ou do Sul, todos nós podemos apreciar a abundância de dados que o USGS Earth Explorer tem a oferecer.

No site da USGS é possível acessar a incrível série temporal de imagens do satélite Landsat. São quase 40 anos da nossa história contada por meio de imagens. Ainda é possível acessar modelos globais de elevação digital das missões ASTER, dados hiperespectrais da Hyperion, MODIS & AVHRR e diversos dados de radar.

Acesse o passo a passo para baixar imagens do satélite Landsat 5 e 8

2 – Missão Sentinela da ESA

O Sentinels Scientific Data Hub é a sede oficial de downloads dos dados do satélite Sentinela da Agência Espacial Européia. A missão Sentinela da ESA tem se mostrado uma bela alternativa aos dados fornecidos pelo satélites Landsat. Tudo isso graças a uma melhor resolução espacial.

Sentinel-2a e 2b têm resolução espacial mais nítida (10 metros no visível e infravermelho próximo). Mais bandas espectrais (12 no total). E o mais importante de tudo, são imagens de satélite gratuitas.

Adicione as imagens do Sentinela-1 na equação e você terá informações de um Radar de Abertura Sintética de banda C do mundo inteiro ao seu alcance. De maneira simples, os satélites Sentinela fornecem dados passivos e ativos de alta qualidade de toda a Terra.

3 – NOAA CLASS

A NOAA usa um sistema de biblioteca on-line chamado de Sistema de Administração de Dados de Matriz Grande Ampla (CLASS) para armazenar uma infinidade de dados ambientais. Os dados provêm do Satélite Operacional Ambiental (POES) do Departamento de Defesa dos EUA (DoD), do Satélite Ambiental Operacional Geoestacionário da NOAA (GOES) e de outros dados derivados.

4 – NASA Earthdata Search

Há muito o que encontrar na plataforma de busca de dados da terra da NASA. Especialmente depois do novo facelift. Ele tem uma nova aparência e interface para a descoberta de dados da Ciência da Terra.

Primeiro, as opções de dados de satélite são incríveis:

Aqua, Terra, Aura, TRMM, CALIPSO, NASA DC, ENVISAT, METEOSAT, GOES, satélites Landsat, SMAP, MERRA, Nimbus, Suomi-NPP, NOAA, satélites GPS, e muito mais.

5 – Link de Observação da Terra (EOLi)

O Link de Observação da Terra (EOLi) é o cliente da Agência Espacial Europeia para o Catálogo de Observação da Terra e os Serviços de Pedidos.

O EOLi é um aplicativo JAVA que você pode baixar no seu computador. Funciona em qualquer sistema operacional.

Embora lento e com bugs (alguns problemas), você pode navegar e visualizar imagens dos dados de Observação da Terra do Envisat, ERS, IKONOS, DMC, ALOS, SPOT, Kompsat, Proba, IRS, SCISAT.

6 – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE

Mundialmente conhecido pela excelência em pesquisas na área espacial, o INPE também possui um base de dados que dá inveja a muitos países. No catalogo de imagens do Inpe é possível acessar dados dos satélites CBERS-4, AQUA, DEIMOS, LANDSAT-8, NOAA-20, TERRA e muito mais.

O INPE é um instituto federal brasileiro dedicado exclusivamente à pesquisa, exploração espacial e formação de pessoal qualificado nas áreas de Sensoriamento Remoto, Meteorologia, entre outros. Foi criado por volta de 1961 e sua sede está localizada na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo.

Atualmente, as atividades desenvolvidas pelo INPE buscam demonstrar que a utilização da ciência e da tecnologia espacial, pode contribuir para melhorar a qualidade de vida da população brasileira e para promover desenvolvimento tecnológico do País.

Escolha a opção mais adequada para citar este texto.

Blog da Geografia (18 de outubro de 2021) 6 sites para baixar imagens de satélites gratuitas. Retrieved from https://blogdageografia.com/6-sites-para-baixar-imagens-de-satelites-gratuitas/.
"6 sites para baixar imagens de satélites gratuitas." Blog da Geografia - 18 de outubro de 2021, https://blogdageografia.com/6-sites-para-baixar-imagens-de-satelites-gratuitas/
Blog da Geografia 5 de julho de 2019 6 sites para baixar imagens de satélites gratuitas., viewed 18 de outubro de 2021,<https://blogdageografia.com/6-sites-para-baixar-imagens-de-satelites-gratuitas/>
Blog da Geografia - 6 sites para baixar imagens de satélites gratuitas. [Internet]. [Accessed 18 de outubro de 2021]. Available from: https://blogdageografia.com/6-sites-para-baixar-imagens-de-satelites-gratuitas/
"6 sites para baixar imagens de satélites gratuitas." Blog da Geografia - Accessed 18 de outubro de 2021. https://blogdageografia.com/6-sites-para-baixar-imagens-de-satelites-gratuitas/
"6 sites para baixar imagens de satélites gratuitas." Blog da Geografia [Online]. Available: https://blogdageografia.com/6-sites-para-baixar-imagens-de-satelites-gratuitas/. [Accessed: 18 de outubro de 2021]

Deixe uma resposta