Erdapfel (maça da terra), é o nome dado a um globo terrestre produzido entre os anos de 1490 a 1492 pelo Alemão Martin Behaim. Este é considerado o globo terrestre mais antigo ainda em perfeito estado do mundo.
Martin Behaim era considerado um polímata, pois conhecia muitas ciências, entre elas geografia e filosofia. Também era um habilidoso vendedor, o que contribuía para divulgar as suas criações.
O globo terrestre criado por Martin mostra o mundo como os europeus viam e entendiam no final do século XV.

O Erdapfel é constituído de uma bola de linho laminada em duas metades, com reforço em madeira e sobreposta com um mapa pintado em superfícies curvas chamada de gores. A pintura foi feita por Georg Glockendon, um lenhador, pintor e impressor de Nuremberg. Além disso, o mapa foi primeiramente desenhado em um papel, e depois colocado em uma camada de pergaminho envolvendo o globo.
Este globo ainda não inclui as Américas, tendo em vista que Cristóvão Colombo só retornou à Espanha em 1493. O globo mostra um continente eurasiano ampliado e um oceano vazio entre a Europa e partes da Ásia. O Japão, conhecido até então como Cipangu está posicionado mais ao sul de onde realmente está.
Antes de criar o Erdapfel, Martin Behaim, realizou diversas viagens pelos continentes conhecidos, incluindo visitas à costa da África Ocidental. Entre as diversas fontes que serviram de inspiração para Behaim, destacam-se os trabalhos de Cláudio Ptolomeu.