Introdução
Foi publicada a terceira versão do mapa do relevo e da geologia da América do Sul a partir de uma cooperação da Associação Ibero-Americana de Pesquisas Geológicas e Mineiras (ASGMI), as pesquisas geológicas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai.
Metodologia de elaboração do mapa
A subcomissão seguiu uma metodologia de integração das informações geológicas de cada país da seguinte forma:
- primeiro, foi gerado um novo código para cada unidade cronoestratigráfica de acordo com a legenda proposta, utilizando camadas digitais fornecidas pelo levantamento geológico de cada país;
- segundo, foram criadas simbologias e cores com padrões representativos do tipo de rocha e cores representando as idades;
- terceiro, foi elaborado um mapa com unidades codificadas na escala de 1:5.000.000
Nesse sentido, o mapa é baseado em uma Projeção Policônica (Latitude × Longitude), centrada no Meridiano –59°, Datum WGS–1984.
Os dados para áreas offshore foram retirados do Mapa Tectônico da América do Sul na escala de 1:5.900.000; a topografia do fundo do mar da GEBCO 08 Grid, versão 20100927; e a Grade da Idade Crustal: NCEI/NOAA.
Como fazer o download do mapa de geologia e relevo da América do Sul
Primeiramente, para fazer o download do mapa em alta resolução basta acessar o site do Serviço Geológico Colombiano clicando aqui.
Enfim, nesse site será possível realizar o download do mapa em formato PDF .png ou .tif.