A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Gás
Emanações gasosas provenientes de poços petrolíferos.
Geleira
São massas de gelo formadas em regiões onde a queda de neve é superior ao degelo.
Gentrificação
São processos de reestruturação do espaço que envolve a restauração e a revalorização de áreas urbanas deterioradas, as quais se convertem em áreas nobres mediante sua reocupação por segmentos de classe média, em geral, com a consequente evasão dos antigos moradores de baixa renda.
Geocentrismo
Teoria astronômica segundo a qual a Terra seria o centro do universo. Essa teoria foi proposta por Ptolomeu no século II d.C e vigorou até o século XVI, quando foi superada pelo heliocentrismo.
Geocronologia
É a datação de eventos naturais ocorridos ao longo da história geológica de uma determinada área.
Geografia
Geografia (de geo “Terra”, e Graphein, “escrever”) é a ciência que estuda a relação entre os sistemas naturais, sociedade, atividades culturais e a interdependência que existe entre estes e o espaço.
Geografia da Saúde
Subdisciplina da Geografia humana, que trata da interação entre as pessoas e o meio ambiente. Esta disciplina vê a saúde de uma perspectiva holística que abrange a sociedade e o espaço e conceitua o papel do lugar, localização e Geografia na saúde.
Geografia urbana
Ramo da Geografia que se preocupa em estudar os processos de produção do espaço urbano. Dentre os processos urbanos podemos citar a forma como as pessoas se aglomeram na cidade e as interações que acorrem entre as cidades a partir da importância que elas possuem dentro da lógica econômica.
Geóide
Superfície matemática que corresponde à forma da terra. O geóide e aproxima a um elipsóide de revolução, conforme determinado pela geodésia.
Geomorfologia
- Ciência que estuda as formas de relevo terrestre, tendo origem o clima da região, as forças endógenas e exógenas, natureza das rochas e estrutura.
- Etimologicamente, a geomorfologia é a ciência que se ocupa do estudo das formas da terra. Constitui um conhecimento específico, sistematizado, que tem por objetivo analisar as formas do relevo, buscando compreender os processos pretéritos e atuais, surgindo de disciplinas que descreviam a superfície terrestre no século XIX. A geomorfologia surge como disciplina autônoma, ligada à geografia física na Europa e nos EUA com William Morris Davis, entre os séculos XIX e XX.
Geomorfologia fluvial
Campo do conhecimento que estuda a água corrente, canalizada ou não, como processo de modelagem da terra.
Geo-objeto
É um elemento único que possui atributos não-espaciais e está associado a múltiplas localizações geográficas. Exemplo: Rios, Lagos e Cidades.
Geopolítica
De acordo com Demétrio Magnoli “A Geopolítica é um saber estratégico a serviço dos Estados, mas também é ferramenta para a compreensão mais profunda e refinada das relações entre a política e a Geografia. A investigação geopolítica do espaço geográfico descortina formas inusitadas de enxergar o mundo”.
É possível afirmar que a Geopolítica foi criada primeiramente por militares (HAUSHOFER, MAHAN e outros) e posteriormente por geógrafos como (MACKINDER e LACOSTE). Atualmente, a maioria dos teóricos da geopolítica são historiadores, sociólogos, geógrafos e cientísticas políticos.
Geoprocessamento
Geoprocessamento é o conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e oferta de informações com referência geográfica. Geoprocessamento pode ser considerado como: “parte de um conjunto de tecnologias que, trabalhando integradamente, ajudam a representar, simular, planejar e gerenciar o Mundo real”
Georreferênciamento de imóveis rurais
Processo de referenciar espacialmente as propriedades rurais, tendo como objetivo promover seu desmembramento ou elaboração de mapas georreferênciados.
Geodésia
Ciência que se ocupa do estudo do tamanho e da forma da Terra (geóide), por meio de medições como triangulação, nivelamento e observações gravimétricas.
Geografia física
É a análise espacial de todos os elementos e processos físicos que compõem o meio ambiente: energia, ar, água, tempo, clima, acidentes geográficos, solos, animais e a própria terra.
Geotecnologias
Conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e apresentação de informações espaciais georreferenciadas. As geotecnologias são compostas por soluções em hardware, software e pessoal técnico qualificado que juntos constituem poderosas ferramentas para análise e tomada de decisões. Dentre as geotecnologias é possível destacar: sistemas de informação geográfica (SIG), cartografia digital, sensoriamento remoto e sistema de posicionamento global (GPS).
Giroscópio
Tecnologia utilizada nos drones que tem como objetivo informar exatamente qual a direção que o equipamento está se movendo.
Glaciologia
É o estudo das geleiras ou estudo do gelo. O estudo da composição das geleiras pode fornecer informações acerca da composição atmosférica no passado ou atual e seus fenômenos naturais relacionados.
Globo
Representação cartográfica sobre uma superfície esférica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetária, com finalidade cultural e ilustrativa.
GPS
Termo em inglês derivado da palavra Global Position System ou simplesmente Sistema de Posicionamento Global. Este termo é usado para designar um sistema que permite localizar a posição de uma pessoa ou objeto em tempo real em qualquer lugar do planeta.
Gradiente de rio
É o quanto o rio desce ao longo de determinada distância. É normalmente expresso em metros por quilômetro (m/km).
Grau Geotérmico
É considerado o número de metros na crosta terrestre para que ocorra o aumento de 1°C na temperatura das rochas. O valor médio do grau geotérmico é de 30 metros, ou seja, a cada 30 metros a um aumento de 1°C. Porém, é importante saber que existem muitas variações.
GSD (Ground Sample Distance ou Distância Correspondente do Terreno)
Refere-se tamanho real, no terreno, de um determinado pixel com relação à resolução de uma imagem e à sua escala.