Primeiramente, comprar um drone pode não ser uma tarefa fácil, pelo menos no Brasil. Além dos custos do produto há também o risco de comprar em um empresa que não irá cumprir com o combinado.
De acordo com pesquisas recentes, antes da regulamentação dos Drones, o setor já contava com cerca de 720 empresas no Brasil. Empresas de prestação de serviços, vendas e assistência técnica são um dos seguimentos onde este setor estar apoiado.
Se contabilizarmos as empresas não registradas e informais, podemos alcançar muito mais de 1 mil empresas na área de Drones.
Por isso, é necessário antes de adquirir seu Drone fazer uma pesquisa o mais completa possível para evitar dor de cabeça e prejuízos financeiros.
8 dicas que devem ser levadas em conta antes de comprar um drone
1) Saiba se a empresa possui registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e endereço físico.
Muitas empresas possuem CNPJ, porém não possuem sede física e isso torna difícil uma futura comunicação do cliente com a loja em caso de danos no equipamento.
2) Consulte a reputação da empresa junto às redes sociais e depoimento de compradores.
É melhor prevenir do que remediar, certo? Então não meça esforços em pesquisar sobre a reputação da empresa nas redes sociais, e se possível veja o máximo de depoimentos possíveis. Pesquise sobre as pessoas que fizeram o depoimento para constatar que não se trata de um perfil fake ou falso.
3) Consulte sobre a disponibilidade de produtos a pronta entrega.
Muitas empresas trabalham somente com a gestão das vendas, comprando fora do país e redirecionando este produto ao comprador final. Porém, isto não quer dizer que esta empresa não esteja dentro da legalidade, mais que certamente empresas que não possuem produtos a pronta entrega irá demorar mais para entregar o produto até o consumidor.
4) Compre peças e acessórios extras para o seu drone
É sempre bom se atentar para a compra de peças extras como hélices e baterias. Você não quer que a sua brincadeira acabe nos primeiros 15 minutos certo? Então, é sempre bom ter baterias extras e se possíveis peças extras como hélices, motor etc.
5) Veja a reputação do vendedor
Se você for comprar no Mercado Livre consulte a reputação do vendedor e veja também os comentários negativos sobre este vendedor.
6) É sempre bom ter alguns cuidados na hora de receber os produtos
Esta dica vale para todo mundo que compra produtos em ambiente online. Sempre que você receber um produto peça para alguém filmar o momento que irá abrir a caixa que contém o produto. Nesse sentido, caso não venha o produto que você pediu ou se o mesmo se encontra extraviado, este registro poderá ser uma prova importante para fazer futuras reclamações.
7) Veja se o seu equipamento poderá ser taxado

Além disso, caso pretenda comprar um Drone no exterior, é sempre bom saber que produtos com valores acima de 50 dólares possuem uma grande chance de serem taxados em até 60% do seu valor.
O que vem ocorrendo é que muitas empresas estrangeiras já enviam produtos com um valor declarado menor do que o que você realmente pagou pelo produto, justamente para que o consumidor não venha a pagar impostos.
Mas este não é um procedimento legal e você ainda pode, caso a Receita Federal fiscalize o seu produto, pagar um valor muito maior do que aquele que você inicialmente iria pagar caso tivesse declarado o real valor do produto.
8) Saiba se a empresa fornece garantia para seus produtos.
Como ainda não há assistência técnica autorizada para Drones em muitas cidades, o único meio de resolver algum problema de falha técnica do equipamento é entrando em contato com o vendedor.
Por fim, caso o vendedor não lhe preste a assistência técnica necessária, será preciso recorrer a outra empresa e você poderá gastar quantias bastante elevadas para resolver o seu problema. Por isso, sempre consulte sobre a garantia dos produtos.
Escolha a opção mais adequada para citar este texto.
[citationic]