Este tutorial irá te ensinar a combinar as bandas do Landsat 8 para a obtenção de uma imagem com resolução espacial de 15 metros. Para isso, será utilizado software Spring. Antes da realização dos passos descritos aqui, certifique-se de já ter as imagens da sua região devidamente baixadas. Se ainda não baixou, confira este passo-a-passo de como baixar imagens do Landsat-8.
Processamento
Em Processamento Digital de Imagens (PDI) há técnicas que combinam imagens de diferentes características espectrais e espaciais para sintetizar uma nova imagem com uma melhor resolução espacial do que a imagem multi espectral original. A estas operações dá-se o nome de fusão de imagens. Este tutorial exemplifica isso no ambiente do software Spring.
PROCEDIMENTOS PARA FUSÃO DE IMAGENS NO SPRING
Para começar, abra um projeto no Spring e adicione as bandas de interesse. Para este tutorial utilizamos o Spring versão 5.4.3. Para este exemplo utilizaremos as bandas B4, B5 e B6 referentes aos canais R (vermelho), G (verde) e B (Azul) tiradas a partir do satélite Landsat 8.
Se você quiser ainda não sabe como baixar imagens do Landsat 8, confira este artigo.
Ao abrir o Spring siga os seguintes passos para adicionar suas imagens:
Arquivo – Importar – Importar Dados Vetoriais e Matriciais.
Em Dados adicione a banda 3. Em saída defina a Categoria, que neste caso é imagem e em PI nomeie a banda.
Para realizar a Fusão primeiramente temos que realizar a transformação de RGB para IHS. Clique em Imagem → Transformação IHS ↔ RGB
Na Janela de Transformação IHS ↔ RGB em Transformações marque a opção RGB → IHS. Nos Planos de Entrada inicie clicando em R e perceba que aparecerá a janela Categorias e Planos, nesta janela iremos atribuir a banda ao seu respectivo canal de cor, no primeiro passo o canal R recebe a banda ETM5. Clique em Executar para relacionar a banda ao canal e depois feche a janela para fazer o procedimento para as demais bandas relacionando-as as suas respectivas cores.
Feito estes passos note que os Planos de Entrada se encontram as definições realizadas. Agora em PI defina um nome de saída. A escolha do Tamanho do Pixel de Saída pode ser optada por qualquer banda, pois todas elas possuem pixels de mesmo tamanho (30 metros). Como o satélite Landsat 8 possui uma resolução espectral de 16 bits, escolha a opção 16 bits sem sinal e clique em Executar.

Neste ponto, feche todas as janelas auxiliares que aparecerem e adicione a banda pancromática.
Feche as três telas que irá aparecer após clicar em Executar.
No caso do Landsat 8, a banda Pancromática é a banda 8, que possui resolução espacial de 15 metros. Após adicionar esta imagem, o próximo passo é realizar a transformação de IHS para RGB se atentando em atribuir a banda pancromática no lugar da imagem de intensidade (I).
Acesse novamente a Janela Transformação IHS ↔ RGB, mas agora em Transformações marque a opção IHS → RGB. Os procedimentos são semelhantes aos que fizemos anteriormente na opção RGB → IHS.
Nos Planos de Entrada em I atribuímos a banda pancromática, que em nosso caso é a banda 8, em H atribuímos Fusão_H e em S atribuímos Fusão_S. Marque no PI de Saída a opção I, pois a banda que se encontra no I agora possui uma resolução de 15 metros, ou seja, imagem final terá esta resolução de 15 metros, mantenha a definição 16 bits sem sinal e clique em Executar.

Após clicar em Executar, feche todas as janelas auxiliares que forem abertas. Para observar nosso resultado, na aba principal do software Spring faça a composição com as bandas iniciais e realize o contraste linear.
Resultado
A imagem a esquerda, com resolução de 15 m, é resultado da fusão realizada. A imagem a direita, com resolução de 30 m, é resultado da composição das bandas 4, 5 e 6 do Landsat 8.
Para baixar o software Spring basta clicar neste link. SPRING (inpe.br)
Escolha a opção mais adequada para citar este texto.
[citationic]