A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
WGS84 (World Geodesic System)
O sistema geodésico mundial foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. É um sistema de referência utilizado pelo GPS.
Xenofobia
Sentimento de repulsa de uma população ou indivíduos em relação a estrangeiros.
Xerófitos
Vegetais adaptados aos ambientes com pouca disponibilidade de água. Este tipo de vegetação é comum em áreas do semi-árido nordestino.
Xisto
É uma rocha metamórfica onde vários tipos de minerais se encontram dispostos em camadas.
Zinco
Metal branco, muitas vezes assumindo a cor azulada. Possui grande emprego em materiais domésticos.
Zona abissal
Nome usado pelos geógrafos, biogeógrafos e geólogos para designar as regiões mais profundas do oceano.
Zona Rural
Região geográfica não classificada como Zona Urbana. Locais em que normalmente não existem aglomerações de pessoas e onde há baixa concentração de construções, sendo marcante a presença de elementos naturais como rios e vegetação.
Zona Urbana
Espaço ocupado por uma cidade, caracterizado pela edificação contínua e pela existência de infraestrutura urbana, que compreende o conjunto de serviços públicos que possibilitam a vida da população.
Zonal
Solos maduros com perfil totalmente desenvolvido.
Zonas polares
Área que se inicia desde o pólo até 60° de latitude, em cada hemisfério. Nesta região o ar é mais denso, onde geralmente desce em direção ao equador.
Zona temperada
Faixa da Terra entre os trópicos e os círculos polares, de climas suaves. Se estende de um e outro lado da latitude 45°. É nesta faixa que a circulação atmosférica apresenta sua maior complexidade.

Zoneamento
Organização de uma área em zonas ou faixas de interesse.
Zoneamento urbano
É a divisão de áreas urbanas, tendo como objetivo subsidiar os processos de reorganização espacial, tais como loteamentos e construções em uma cidade, como forma de diferenciar as áreas e os fins a que se destinam.
Zoogeografia
Parte da Biogeografia que estuda a distribuição geográfica dos animais na superfície terrestre. Vários fatores geográficos impedem a expansão das populações animais, como os oceanos, altas cadeias de montanhas, grandes áreas desérticas, que isolam certas espécies ou propiciam o aparecimento de novas.