
Sabemos que o relevo é um fator atenuante sobre a temperatura. É consenso entre cientistas do clima que a temperatura diminui em média 0,6° C a cada 100 metros. Porém, por que a temperatura diminui ao invés de aumentar, se as cidades que estão em altitudes maiores estão mais próximas do sol? E por conseguinte não deveriam ter uma temperatura mais elevada?
Vejamos. Podemos tratar desta situação a partir de dois fatores, são eles:
– Distância em relação a superfície da terra próxima ao mar
– Pressão atmosférica
A terra próximo ao nível do mar possui uma capacidade maior de se aquecer. Sendo o ar um mau condutor de calor, logo este não irá alcançar com tanta intensidade áreas mais altas.
O segundo item se refere a pressão atmosférica. A temperatura do ar diminui com a diminuição da pressão, logo como a pressão diminui em altas altitudes, a temperatura ambiente também irá diminuir.
Como exemplo, vamos comparar as altitudes e as temperaturas médias entre as cidades de Bogotá – Colômbia e Boa Vista – Roraima.
Bogotá – Altitude média: 2640 m. Temperatura média: 7° a 19° C.
Boa vista – Altitude média: 90 m. Temperatura média: 24° a 34° C.
Embora ambas as cidades se localizem em latitudes próximas, estas possuem uma diferença enorme com relação a sua temperatura média, ocasionada principalmente por causa da altitude. Então, o principal causador da diminuição da temperatura em altas latitudes será a pressão atmosférica.