As Tecnologias da Informação e Comunicação a serviço do ensino de Geografia

A tempos a sociedade vem passando por um processo de grandes mudanças, principalmente devido as grandes descobertas e inovações na área de tecnologia o que vem exigindo uma renovação em diversos setores, e o âmbito educacional é onde há uma das maiores carências de reorganização para que haja uma educação de qualidade e inclusiva.

O professor que está atuante na sala de aula, muitas vezes, não está preparado para a inserção do uso das TICs como mecanismo de construção do conhecimento. Não está apto a mediar essa avalanche de informações resultado dessas tecnologias. Isso se deve a deficiência na formação dos professores, pois não há na sua formação a preocupação em prepará-los para lidar com as tecnologias em sala de aula.

Considerando que hoje, uma das tendências da humanidade está intrinsecamente voltada para os novos meios tecnológicos, e dentre todas estas tecnologias cabe uma atenção maior para aquelas que propiciam a representação e a transmissão da informação, interferindo diretamente na mente humana e no raciocínio, como exemplo simples (redes sociais- mensagens correio eletrônico), como é que poderemos utilizar estas tecnologias de modo a garantir o melhor desempenho em sala de aula?

É fado de que a Informática e suas tecnologias associadas são de extrema importância para os professores na contemporaneidade. O Datashow e os mapas digitais, por exemplo, são tecnologias que se for bem utilizadas podem enriquecer a aula e desenvolver a consciência espacial dos alunos.

Mais será que os professores utilizam estas tecnologias para enriquecer suas aulas? ou somente o livro didático já é o bastante? Enfim, responder esta pergunta não está no objetivo deste artigo, mais sim de levantar esse debate que é de extrema importância para todos os profissionais que ensinam Geografia no ensino fundamental e médio.