
Esta é uma pergunta que deve permear toda a carreira acadêmica de uma aluno do curso de Geografia, principalmente aqueles que cursam bacharelado, pois poderão ter mais dificuldades em encontrar uma vaga no mercado de trabalho.
Para o licenciado temos além da sala de aula, a possibilidade de atuar em órgãos de pesquisa, na Universidade ou em órgãos como o IBGE. Tendo em vista que a área de educação não sofre tanto com as crises da economia, o profissional licenciado terá maior facilidade em se encaixar no mercado de trabalho.
Para o bacharel em geografia há além dos órgãos públicos como: Universidades, Institutos de Meio Ambiente, órgãos de planejamento etc., existe a possibilidade de abrir sua própria empresa na área de mapeamento e consultoria ambiental.
Um setor que está em franco crescimento é o setor de Drones ou Vants. Neste setor o Geógrafo pode atuar desde a venda e revenda deste produto até a prestação de consultorias na área de geoprocessamento como a elaboração de mapeamentos aéreos, entre outros.
Outro setor que cresce bastante é o de Geomarketing. Nele você pode utilizar os conhecimentos adquiridos na universidade relacionados a análise espacial e organização urbana para melhor delimitar um lugar adequado para a implantação de uma empresa ou até mesmo a expansão de uma rede de lojas ou supermercado.