Foto por Aaditya Arora

Os mapas são importantes instrumentos que representam uma determinada porção da superfície terrestre por meio de elementos gráficos. Os mapas também são considerados representações bidimensionais de um espaço tridimensional.

Para Mafalda Nesi Francischett acredita-­se, cada vez mais, que, no decorrer do processo ensino-aprendizagem, o mapa deve ser mediado por concepções de ensino que garantam apoio para o campo do conhecimento que é a área da linguagem, razão pela qual, na escola, o mapa terá importância se for ensinado como meio de conhecer e transformar a realidade.

Ensinar por meio de mapas é apresentar aos alunos o que há de mais importante no espaço geográfico, principalmente os objetos representados. Trata-se de um ensino que valoriza a criatividade do aluno em interpretar os objetos presentes no mapa de acordo com a sua vivência e experiência.

Ensinar por meio de mapas é uma necessidade para os profissionais da geografia, especialmente se você estiver trabalhando conceitos de cartografia ou qualquer conhecimento que possa ser espacializado. Neste sentido, selecionamos 10 mapas da America do Sul que poderão ser uteis para as suas aulas de geografia.

Deixe uma resposta