Os mapas são importantes instrumentos que representam uma determinada porção da superfície terrestre por meio de elementos gráficos. Os mapas também são considerados representações bidimensionais de um espaço tridimensional.

Para Mafalda Nesi Francischett acredita-­se, cada vez mais, que, no decorrer do processo ensino-aprendizagem, o mapa deve ser mediado por concepções de ensino que garantam apoio para o campo do conhecimento que é a área da linguagem, razão pela qual, na escola, o mapa terá importância se for ensinado como meio de conhecer e transformar a realidade.

Ensinar por meio de mapas é apresentar aos alunos o que há de mais importante no espaço geográfico, principalmente os objetos representados. Trata-se de um ensino que valoriza a criatividade do aluno em interpretar os objetos presentes no mapa de acordo com a sua vivência e experiência.

Profissionais e professores de geografia veem na utilização de mapas uma oportunidade de explicar um conteúdo ou assunto de uma forma diferente, especialmente se você estiver trabalhando conceitos de cartografia ou qualquer conhecimento que possa ser espacializado. Neste sentido, selecionamos 10 mapas da América do Sul que poderão ser uteis para as suas aulas de geografia ou para você que precisa fazer suas atividades escolares.

Para que servem os mapas?

Os mapas são representações gráficas feitas por pessoas para pessoas. Por isso, precisam representar os fenômenos físicos e sociais de uma forma que todas as pessoas possam compreende-lo, mesmo que esta pessoa não tenha como prática profissional a análise de mapas.

A história dos mapas remonta desde a idade da pedra, onde os humanos utilizavam pinturas rupestres para representar lugares, com destaque para os lugares de proteção e caça. Estas informações poderiam contribuir, por exemplo, para o desenvolvimento de uma determinada tribo. Observa-se que há muito tempo o mapa já servia como um instrumento para delimitar lugares e com isso, ordenar as atividades humanas.

Os mapas são essenciais para a percepção de um lugar ou fenômeno geográfico. Este permite situar um fenômeno em pequena, média ou grande escala. Os mapas servem para nos dar uma ideia daquilo que podemos encontrar, para onde ir ou como ir.

Escolha a opção mais adequada para citar este texto.

Blog da Geografia (18 de outubro de 2021) 10 Mapas da América do Sul para imprimir e colorir. Retrieved from https://blogdageografia.com/10-mapas-da-america-do-sul-para-imprimir-e-colorir/.
"10 Mapas da América do Sul para imprimir e colorir." Blog da Geografia - 18 de outubro de 2021, https://blogdageografia.com/10-mapas-da-america-do-sul-para-imprimir-e-colorir/
Blog da Geografia 27 de julho de 2020 10 Mapas da América do Sul para imprimir e colorir., viewed 18 de outubro de 2021,<https://blogdageografia.com/10-mapas-da-america-do-sul-para-imprimir-e-colorir/>
Blog da Geografia - 10 Mapas da América do Sul para imprimir e colorir. [Internet]. [Accessed 18 de outubro de 2021]. Available from: https://blogdageografia.com/10-mapas-da-america-do-sul-para-imprimir-e-colorir/
"10 Mapas da América do Sul para imprimir e colorir." Blog da Geografia - Accessed 18 de outubro de 2021. https://blogdageografia.com/10-mapas-da-america-do-sul-para-imprimir-e-colorir/
"10 Mapas da América do Sul para imprimir e colorir." Blog da Geografia [Online]. Available: https://blogdageografia.com/10-mapas-da-america-do-sul-para-imprimir-e-colorir/. [Accessed: 18 de outubro de 2021]

Deixe uma resposta